Quem somos

O Fado Hilário, Associação Cultural, é um espaço construído por músicos e tem por objectivo a defesa do património musical de Coimbra, da sua Canção e a preservação da Guitarra de Coimbra.

 

O NOSSO NOME

 

Augusto Hilário da Costa Alves. Nascido em Viseu em 1864. Terá sido o primeiro fadista português. “Augusto Hilário é, ainda hoje, uma das principais referências do Fado de Coimbra, aclamado criador do “Fado Hilário”. Pinto de Carvalho, na sua obra “História do Fado”, considera mesmo que Hilário “merece uma referência à parte, porque o seu renome transcendeu as balizas locais, galgou os muros de Coimbra e espalhou-se por todo o país.” In Museu do Fado.

 

A CHEGADA

Visitar o Fado Hilário é conhecer um espaço tipicamente concebido para quem deseja partilhar a vivência Coimbrã, na sua forma mais genuína e pura.

Aqui tudo tem uma relação de causa e efeito. A autenticidade manifesta-se no Fado e nos produtos que podem ser experimentados à medida que o espectáculo decorre.

 

O que pode fazer no Fado Hilário

Um excelente pecado, que nos transporta para a velha Coimbra e suas ancestrais vivências.

Fado e Vinho em simultâneo.

 

O Adeus

Quando se sai do Fado Hilário fica-se com a sensação de que se assistiu a muito mais que um espectáculo.

Viveu-se Coimbra de forma íntima e partilhada. Pura e genuinamente.

Aceite o nosso convite. Venha ao Fado Hilário.

Conheça, divirta-se e aprenda o que é a Coimbra típica e de sempre.

Como é o Fado Hilário

Ao acompanhamento decorativo do Fado Hilário é dirigido para as raízes do Fado através de uma coleção única de documentos fonográficos de Vinil da colecção particular do Mestre António Portugal, incontornável cultor e compositor do Fado e da Canção de Coimbra.

 

As fotos expostas e a cerâmica, da mesma proveniência, são exemplares raros com significado icónico único o que faz do Fado Hilário um pequeno Museu onde cada artefacto tem uma história e merece a respectiva descrição explicativa que se faz diariamente no local.

Fora de portas

Contrate os músicos que colaboram com a Associação Fado Hilário.

Diariamente, na Rua Joaquim António de Aguiar, nº110 à Sé Velha poderá constatar a sua qualidade nas sessões que efectuamos todas as tardes pelas 18,45h.

Disponibilizamos os nossos serviços com prestações musicais de Fado de Coimbra para Serenata Privada, Festas de Aniversário, Festa de Celebração de Grau Académico, Reuniões e Congressos, Reuniões de Antigos Estudantes e Jantares de Curso. Contacte-nos para espectáculos em todo o País e Estrangeiro de Fado e Canção de Coimbra através do endereço de mail info@fadohilario.pt ou através do nosso telefone +351 911 505 770. .

contacte-nos